Planejamento

Planejamento é um conceito que vem se impondo frequentemente em meus pensamentos por vários motivos. Um deles é o fato de cursar engenharia, outro o fato de me interessar por empreendedorismo e a necessidade extrema de planejar para atender todas as atividades que me proponho fazer. E quando ouço o mesmo conceito sob vários ângulos e em locais bem distintos, acende uma percepção que não apaga que resulta em divagações mentais.

Sou uma pessoa extremamente metódica e, meu quarto, como sempre aponta vários indícios de tal afirmação. De cara, em frente a porta, tem uma sequencia de papeis colados: quadro de horários de jiu-jitsu, quadro de horários semanais, lista de provas, lista de atividades das próximas 5 semanas e a grade do meu curso. Além disso, em frente a mesa de estudos tem um quadro de lembretes e diversos post it’s, outro vicio.

Uso agendas, lembretes no celular e já faz parte de mim, antes de dormir repassar os compromissos de todo o dia seguinte para ter certeza de não estar esquecendo nada. Em geral, não sobra muito tempo, estou sempre correndo entre um afazer e outro, ainda assim nesse caminho sempre reviso novamente se está tudo conforme o planejado. Quando acontece de alguma mudança de planos em cima da hora, é certo que vou esquecer algo.

O bom de ser metódica é que não é tão difícil trabalhar os próprios hábitos para otimizar ou acrescentar atividades, ainda que o tempo seja um grande obstaculo. A maioria do tempo as atividades se sobrepõe de forma justa e aquele atraso dentro da tolerância permitida, já é para mim um alerta de adequação necessária. Envelhecer também facilita o processo pois por muito tempo lutei para obedecer o despertador e atualmente tenho me virado bem sem ele.

O que vem me impressionando em relação a planejamento não são as coisas pequenas e passageiras, e sim aplicações amplas. Como gestão de qualidade, panejamento de grandes empresas, grandes negócios e a forma como escolhas inteligentes podem ser cruciais para grandes melhoras. O planejamento dia apos dia é uma coisa minuciosa e cheia de imprevistos mesmo em pequena escala e em grande escala e a longo prazo.

E, da mesma forma que o planejamento pode ter efeitos grandiosos a falta do mesmo pode ser assustadora. Não gosto de falar de politica, mas não posso deixar de citar que é um excelente exemplo. E eu só imagino se o preço de planejar pode parecer tão caro a quem ocupa algumas posições altas a ponto de permitir que isso seja negligenciado, não que eu conheça muito sobre o assunto, não nego que falo apenas de aparências.

Nem tudo que é planejado dá certo, mas um bom planejamento, avaliando o máximo de possibilidades provavelmente aumenta muito a chance de tudo correr bem.  O habito de planejar cria necessidades de sempre querer saber como tudo vai ocorrer, ter controle de tempo e espaço. E eu, uma profunda planejadora, estou furando meu planejamento escrevendo aqui agora ao invés de dormir. Assim fica claro que, no meu caso, um obstaculo frequente de meus planos sou eu! Acrescento então no planejamento, farei tudo, porém com sono.

😉

4 comentários em “Planejamento

  1. Olá…primeiro me deixa esclarecer que sou meio “entrão”, rsss.
    Li, reli e acreditei ter entendido e gostaria de “pitaquear”. Planejamento é muito bom, nos dá segurança que somos capazes e aumenta sim nossa autoestima em relação a futuro. Grandes personagens de nossa história foram pessoas que lutaram o tempo todo a procura dessa perfeição, desse “controle”.
    Sou assim também, não se engane. Já briguei muito com o Tempo e percebi que no fundo era uma briga interna com meu “Eu”.
    Hoje encaro assim, enquanto rola sem muito estresse é saudável a nível organizacional e até psíquico pela própria capacidade de administrar e superar-se.
    Mas não esqueça de dar um “tempinho” para uma meditação, uma respiração mais profunda, um deixar-se por algumas horas admirar a Lua, os pássaros, borboletas, flores, ondas do mar e tudo aquilo que lhe deixe relaxar.
    Lembre-se que apesar da máxima, “matar um leão por dia”, estamos apenas à passeio, aproveite a estadia. 😉

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi! Obrigada pelo comentário e fique a vontade para “pitaquear!!
      Tem fases que as coisas ficam mais agitadas e o caminhar do relógio aumenta a tensão.
      Mas já tenho lá alguns métodos de fuga: o gato, os blogs, um bom livro, ou uma musica…
      E vou tentando balancear vontades e obrigações.
      Como malabares aos pouquinhos vou conciliando mais afazeres nas curtas 24h do dia.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Sempre fui um excelente planejador e um péssimo executor, tenho me esforçado em melhorar isto nos últimos anos e tem dado certo, bastou que meu eu experiencial controlasse o eu projetivo. Não cheguei no nível de mural com post it’s mas fiz uma planilha no excel que reviso constantemente rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Post it’s já virou um vicio, já pensei em usar mais o excel até para exercitar habilidades por lá, mas a disposição não veio.
      Tenho que melhorar muita coisa em termos de concentração e nem sei por onde começar. Nada como tempo e experiencias para ajudar a direcionar.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

