Mais que perder ou ganhar

Aprendi, conheci, me emocionei, vivi, andei, corri, ouvi, falei, comi. Passou tão rápido, depois de tanta expectativa, o momento chegou. Embarquei em busca de um desafio enorme, depois de muito trabalho e com muita esperança. Acompanhada de amigas, colegas, sócias e parceiras, pessoas que tem dividido o próprio tempo, os próprios sonhos, os medos, as expectativas.

Para chegar lá recebemos ajuda, incentivo, mentoria, apoio e confiança. A confirmação veio de véspera, depois de muita espera e preocupação, por vezes tivemos receio que não acontecesse. Mas deu certo, as passagens saíram, reunimos recursos, coragem e disposição para defender nossa ideia e nosso trabalho dos últimos meses.

Perplexa, depois de momentos de dúvidas estávamos juntas em direção a um sonho. Foi minha primeira viagem internacional, fiz passaporte, certificado internacional de vacinação, troquei reais por dólares, peguei roupas e acessórios do guarda roupa da minha mãe. Saindo do pais para um evento global e extremamente formal.

Já no aeroporto reparando sotaques. No avião aparentemente eramos poucos os falantes de português. Ainda admiradas conversávamos sobre expectativas e receios. No coração a satisfação da aventura, da participação em competição global e na celebre missão de se unir a geração que vai mudar o mundo.

Nos divertimos com o medo da decolagem, com a preocupação com os protocolos das cadeiras próximas aos acessos de emergência, com nossa dificuldade de se comunicar, com a nossa forma de se expressar, com as preocupações e expectativas. Chegando na Cidade do México, bem cedinho, descobrimos sobre as músicas locais, conhecemos nosso abrigo dos dias que viriam, trocamos dinheiro, fizemos planos, reconhecemos a área, estudamos a redondeza, avisamos familiares, conversamos sobre as roupas, preocupações e necessidades. O clima estava agradável, a cidade nos recebeu bem, comemos pratos que não conhecíamos, experimentamos sucos, conhecemos palavras novas e formas de nos expressar, gastamos o portunhol. Remixamos o portunhol e o inglês. Aprendemos gracejos em outras línguas, programamos os próximos passos e voltamos para treinar a apresentação e descansar. No dia seguinte já saímos em cima da hora, trocamos de roupa com pressa, tomamos o café perto do metro, experimentamos andar de metro lotado, de salto alto, roupas formais, deslocamos gringamente e sem capacidade alguma de se camuflar na paisagem, mas percebemos uma população educada que foi gentil e faz fila para entrar em ônibus e metro. Andávamos com olhares curiosos e preocupados tentando absorver todo conteúdo daquelas novas perspectivas. Chegando ao local do evento além da beleza das construções vimos pessoas novas, com ricas histórias e com sonhos parecidos com os nossos. Começamos a improvisar na comunicação, a sorrir para outras pessoas geralmente tão curiosas quanto nós estávamos. Recebemos crachás e boas vindas, registramos sempre que possível, na alma e nas fotos. No dia seguinte mais gente para conhecer, mais fotos, outro crachá, mais amigos, mais idiomas, mais conversas. Que gratificante participar de um momento tão rico e agregador. Conversar sobre paixão, empreendedorismo, impacto social, negócios exponenciais, emprego significativo. O quanto me sinto bem por fazer parte disso. No final da tarde experimentamos comidas típicas, fizemos novas amizades, ouvimos palestrantes e jurados. No ônibus para o centro música, brincadeiras, conversas e risadas. Recebemos a data da apresentação, a informação sobre a universidade, sobre os jurados e toda a programação. Conhecemos o staff, outras equipes, alunos da universidade. Chegando em casa, ensaio, um pouco de preocupação, um pouco de cansaço. Mas energia, muita energia, expectativa, força e agitação. Ansiedade, preocupação, garra, respeito pelos adversários, apego pela nossa ideia, curiosidade de conhecer a cidade, as ideias, os costumes, o futuro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s